Nossa Organização

Minha foto
Teresina, Piauí, Brazil
Organização que atende crianças e adolescentes com práticas semelhante ao escotismo, aplicamos além de Técnicas Escoteiras, ensinamentos bíblicos levando-os a pregar o Evangelho como manda as Escrituras. Trabalhamos juntamente com outros órgãos a formação profissional, voluntariado social, Evangelismo Cristão e outras atividades. Pregamos uma visão real do amor de Deus, amor esse que é incondicional, onde tudo que precisamos é reconhecer que somos pecadores e receber o Senhor Jesus como o nosso Único, Suficiente, Exclusivo e Eterno Salvador de nossas vidas. SEDE PROVISÓRIA: IGREJA BATISTA PLENITUDE, PARQUE UNIVERSITÁRIO TERESINA - PIAUÍ. Informações: (86) 9410-6991 (Orientador: Georgetan) (86) 9490-7086 (Vice-Orientador: Diassis)

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Sinais de Pista


Sinais de Pista

Os sinais de Pista, servem para orientação durante um percurso, já feito por uma outra pessoa.
 É uma boa atividade de observação. Primeiro você deve aprender os sinais de pista, que são usados para comunicação nas trilhas das florestas e dos campos. Alguns são idênticos aos usados no passado pelos aventureiros, indígenas e exploradores.
Nas estradas, nos campos e no mato encontramos sinais deixados no chão, nas árvores e nos rios, por animais ou pessoas. A essas pegadas, quando tomadas numa direção e com um fim, é que denominamos "pista". Seguir uma pista exige observações que pões em jogo a acuidade dos sentidos e o vigor da inteligência. Quem se dedica a essa atividade adquire conhecimentos muito úteis e elevado grau de percepção das coisas.
Imagem retirada do Clube Voz do Arcanjo - Batalha - Piauí - clubevozdoarcanjo@hotmail.com

No aprendizado dos sinais convencionais você deverá observar o seguinte:
a)     Os sinais são feitos à direita dos caminhos;
b)     Os sinais devem ser visíveis;
c)      Quando venta não podem ser utilizados papéis ou folhas;
d)     Os sinais não devem ser traçados a mais de um metro de altura do solo;
e)     Nos cruzamentos de estradas deve sempre ser colocado o "caminho a evitar" nas que não vão ser utilizadas;
f)        Nos lugares de movimento devem ser feitos muitos sinais;
g)     Os sinais devem ser traçados obedecendo às condições do terreno: em terrenos difíceis, de 2 em 2 metros, nas rochas, de 5 em 5, nas matas, de 20 em 20, nos campos, de 30 em 30 metros.
h)      Nos casos de interesse geral não empregar sinais convencionais limitados à patrulha, e sim os adotados geralmente.

Vários são os sinais empregados em nossas atividades. Outros podem ser convencionados pela patrulha. Nos desenhos apresentados damos indicações dos principais. Nas indicações de horas, muitas vezes necessárias, como "espere-me aqui às 15horas", devem, os Escoteiros, colocar do lado do nascente um círculo indicando o sol, para o cálculo das horas.
            O sinal de "perigo" deve ser colocado onde quer que exista algum, sobretudo onde há "caminho a evitar'.
            A pista sempre tem um começo e um final marcados com sinais característicos. Se você perder a pista volte até o último sinal que achou e procure com atenção nas proximidades até achar o próximo. Ande devagar e com os olhos bem atentos.

Recorde os sinais mais uma vez:

Nenhum comentário:

O ARREBATAMENTO

Desbravadores

Grupo Alpha - Desbravadores

Simplesmente Escotismo

Ordem Unida

Este vídeo mostra um pouco de como os alunos são treinados nos exercícios de ordem unida.
Gravado dia 26 de fevereiro na Igreja Batista Monte Sião - Bairro Satélite - Teresina Piauí